22.12.16

Boa Noite (Pam Gonçalves)


Eu não sei se vocês sabem, mas atualmente eu tô sendo a louca dos livros brasileiros, ainda mais quando é com personagens que tenham a idade próxima à minha. E o motivo disso pode soar um pouco óbvio: eu me identifico muito mais com a história, com os lugares, com a cultura e tudo o mais. Então é por isso que os últimos livros que eu tenho lido, os próximos livros que eu tô com vontade de ler e a maioria dos livros que eu pedi de presente de Natal são brasileiros e principalmente de escritores e escritoras jovens. 

O último livro que eu li foi o único livro que eu comprei na Feira do Livro de Porto Alegre: Boa Noite, da Pam Gonçalves. A Pam é uma youtuber que sempre sonhou em escrever um livro, e sinceramente, um dos fatos que me fez querer muito comprar o livro e não ler ele em epub foi que eu sei a história dela, eu sei o quanto ela batalhou pra conquistar esse sonho, sabe? Eu acho que ela merecia esse reconhecimento. E eu não me arrependo em nada de ter comprado, por que o livro só me surpreendeu!


"A vida de Alina é normal demais. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a garota mais popular da escola. Ao chegar na faculdade ela quer deixar tudo pra trás e finalmente ser legal.
Viver em uma república, fazer novos amigos, enfrentar o preconceito em sala de aula - o curso de Engenharia da Computação é dominado por garotos, e muitos não acreditam que mulheres podem entender de números -, ficar longe de casa. Parece ser a oportunidade para se reinventar.
Alina logo se adapta à vida na República das Loucuras, aparentemente um pueril prédio de tijolinhos, e faz amigos: Manu e Talita são tão diferentes quando adoráveis, Gustavo e Bernardo, o namorado de Talita e morador ocasional, também fazem o possível para que ela se sinta em casa - depois do trote, é claro. 
As coisas começam a complicar quando Alina decide arriscar, deixando de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás.Festas, bebida, azaração não fazem parte do cotidiano da menina. Até agora. Essa é a nova Alina e ela pretende fazer diferente. Até que uma página de fofocas pé criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença.
De uma hora para outra, ela terá que provar do que é capaz e quem realmente é. Tomar cuidado e ao mesmo tempo tentar salvar meninas que estão em perigo. Antes do último suspiro da inocência, a realidade vai se mostrar mais amarga que os sonhos e Alina vai descobrir que, às vezes, sua casa é onde está seu coração."

Título: Boa Noite
Autor(a): Pam Gonçalves
Editora: Galera Record

Boa Noite conta a história de Alina, uma garota nerd que acabou de se mudar pra capital de Santa Catarina, pra morar num lugarzinho universitário e na República das Loucuras. Até aí tudo bem, certo? Quando Alina se muda pra república, ela conhece os moradores de lá, e sim, eles são pessoas super legais. O problema é que, quando Alina se mudou, decidiu mudar a si mesma também: deixar de ser a menina nerd. Só que quando chegou na faculdade encontrou muito machismo no ramo que ela decidiu seguir: a engenharia da computação, e decidiu que ela ia mostrar que era boa e que não tinha essa de que informática era uma coisa pra guris. Só que Alina não tem que lidar só com isso, no meio disso começam boatos de uma droga usada nas festas da faculdade pra conseguir abusar das gurias nas festas, com o novo namorado, com o boy que mora na república que ela mora e que não se dá bem com o namorado dela, com uma página de fofocas e segredos da faculdade e um projeto da faculdade que no início ela só quer ganhar pra mostrar que ela é boa sim e que engenharia da computação não é coisa só de homem.


Esse livro me surpreendeu muito e eu li muito rápido. Eu, sinceramente, tinha comprado o livro só por ser da Pam, não tava ligando muito pro conteúdo dele. Mas quando eu li, eu pirei. Pode ter sido a linguagem dela que é super jovem, ou o fato de ser do ladinho aqui do Rio Grande do Sul, ou o fato de se passar no primeiro semestre da faculdade (que eu também acabei de concluir), ou tudo isso junto que me fez me apaixonar pela história e querer muio saber o resto da história da Alina na faculdade e fez o livro se tornar o meu livro brasileiro preferido!



Por favor, leiam! É só isso que eu peço (e que não julguem ele antes de ler só por que a Pam é youtuber, por favor).

0 Comments:

Postar um comentário